Vivafit e Personal20, as duas marcas de fitness com 19 e 6 anos respetivamente e que marcam presença dentro e fora de Portugal. Saiba mais sobre a história do conceito exclusivamente feminino e do conceito de EMS que iniciam em Portugal e vão além fronteiras.
No que diz respeito a
internacionalização, Constance e Pedro Ruiz, têm muito a dizer, uma vez que,
após a abertura do primeiro Vivafit em Portugal no ano de 2003 e de terem tido
um crescimento exponencial de franchising em Portugal, não tardou muito a que
levassem o conceito para fora de Portugal.
O conceito Vivafit
conta com aulas de grupo exclusivas, como o SBarre (Ballet Fitness), Yoga
Fusion e Burn it, e aulas de Pilates e
de dança como a Zumba ou Sh´bam, além de Treino Personalizado e Consultas de Nutrição.
A Vivafit é a única cadeia portuguesa de ginásios exclusivamente femininos e a única empresa de ginásios portugueses no estrangeiro tendo a internacionalização iniciado há 10 anos com a abertura do primeiro Master franchising na Índia e seguindo-se no mesmo ano, a primeira abertura no Uruguai.
Em 2016, Pedro e Constance, sempre em constante atualização e busca pelas tendências mais recentes do fitness, trouxeram para Portugal sob a forma de franchising, um novo conceito.
A Personal20 resulta da
combinação entre a electroestimulação e o Personal Training, com resultados
orientados para a remodelação corporal, redução da gordura, alívio das
dores nas costas e ganho de massa muscular.
Ambas as marcas, Vivafit e Personal20, levam
o empreendedorismo Português a vários pontos do mundo nomeadamente Uruguay (com
2 unidades), Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América (2
unidades) e Espanha, além do total de 23 espaços nacionais.
Esta internacionalização permitiu a criação de postos de trabalho tanto em Portugal como no Estrangeiro seja em sistema de suporte ongoing, remoto e presencial como em formações online e presenciais. A expansão internacional é fundamental para a estabilidade financeira e para a partilha de know-how entre países e continentes, e por isso o investimento e procura de novos Master e Franchisados é uma constante e uma das prioridades da empresa que pretende continuar a expandir além fronteiras.
São vários, os pontos a ter em conta na
altura de pensar em expandir internacionalmente, sendo que a marca, deverá
estar bem consolidada a nível nacional com um conceito único e “franchisável”.
As duas marcas respondem a estas duas características sendo que ambas possuem
todo um sistema de procedimentos, formação contínua e encontros de rede
regulares bem como Manuais de todos os departamentos como Operações, Marketing,
Vendas, Store Environment, Construção e Recursos Humanos.
Por este motivo, ambos
os conceitos, são chave na mão atrativos e rentáveis e que permitem criar
relações de confiança, duradouras e de sinergia com os Franchisados e Master
franchisados.
A nível de USP (Unique Selling Proposition),
ambas as marcas possuem um método específico, quantificável e que permite um
controlo de qualidade e entrega consistente do serviço.
- Ter capital disponível uma vez que todo o processo até à concretização, exige investimento como por exemplo, marcar presença em Feiras de franchising, investir no Google, Leads, e viajar para os países de interesse, participando em missões das camaras de comercio, AICEP, governo e embaixadas;
- Contratar Staff fluente em Inglês (falado e escrito);
- Fazer uma lista dos países de interesse (os mais rentáveis e não apenas os países vizinhos, logisticamente mais fáceis);
- Registar a marca na OMPI;
- Ter em atenção que diferentes culturas requerem estratégias diferentes para se conquistar o mercado e desta forma, adaptar a marca à cultura dos países que se pretende conquistar sem perder o foco no conceito base;
- Decidir estrategicamente a atribuição de Franchisado, Master franchisado, Area developer ou de licença;
- Decidir estrategicamente se os royalties são fixos ou variáveis e adaptar, bem como o fee inicial;
- Ter um software multilingue e adaptável em função da legislação, fiscalidade e meios de pagamento de cada país.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!