ERROS ALIMENTARES COMUNS DE QUEM PRETENDE PERDER PESO

Com o calor a aproximar-se a passos largos, um dos objetivos mais referidos por quem pretende iniciar a prática de exercício, é sem dúvida, a perda de peso e tonificação muscular.

Para o alcançar é necessário saber como treinar e o que comer. Se um destes dois estiver a falhar, o objetivo fica mais longe de ser alcançado.


Hoje falamos nos 3 erros alimentares mais comuns, cometidos por quem pretende emagrecer: 

Desvalorização da quantidade dos alimentos consumidos
Na perda de peso, considerar o balanço energético é um fator indispensável para obter resultados, neste caso, o balanço energético negativo (aportar menos energia do que gastamos no nosso dia-a-dia). Para podermos atingir um balanço energético negativo no dia-a-dia, não podemos olhar apenas para a qualidade ou apenas para a quantidade dos alimentos que consumimos, é do equilíbrio entre as quantidades a e qualidade de alimentos que selecionamos, que podemos atingir “o tão desejado” balanço energético negativo. O exemplo típico são as refeições/alimentos “saudáveis” que quando consumidos em excesso podem impedir a perda de peso, como o caso das gorduras como o azeite e o óleo de coco, ou os frutos oleaginosos, como as nozes ou as amêndoas. Geralmente aconselha-se um balanço energético negativo de cerca de 500 kcal (quilocalorias, usualmente referidas como calorias) diárias para quem quer “emagrecer”. 

Défice de aporte proteico
Muitas pessoas, quando querem perder peso, iniciam uma alimentação baseada em saladas e sopas nas refeições principais e com frutas nos lanches intermédios. Sem dúvida de que é uma forma eficaz de perder peso, mas há um “senão”, se não estiverem a aportar pelo menos 0,8 a 1g de proteína por kg de peso corporal por dia, uma grande percentagem desse peso perdido poderá ser massa muscular. Por exemplo, se não estiver a ingerir pelo menos o seu peso em kg em g de proteína, provavelmente não estará a atingir os resultados desejados do ponto de vista de manutenção da massa muscular, durante a sua perda de peso.

Restrição alimentar pouco flexível/demasiado rígida
Adotar uma restrição alimentar mais rígida quando estamos a tentar perder peso, pode ser um fator a afastar-nos do sucesso a longo prazo, restringir de forma rígida o que comemos irá na maior parte dos casos levar a fases de desinibição alimentar (ingestão descontrolada de alimentos que estávamos a restringir). Optar por uma restrição alimentar mais flexível, uma abordagem mais compreensiva que permita em momentos específicos a introdução de alimentos mais calóricos, mas de que gostamos muito, ajudará certamente a obter resultados mais duradouros.

Uma alimentação saudável deve ser sempre um objetivo para qualquer pessoa. A jovialidade e uma longevidade com qualidade de vida, dela dependem, mas para além de escolher os alimentos porque são “os mais saudáveis” temos de conhecer que quantidades de nutrientes é que nos permitirão atingir os nossos objetivos e, aí sim, saberemos que alimentos serão os melhores para cada um de nós em cada situação.
 
No Vivafit, a nossa missão passa por ajudar as mulheres a criar hábitos de exercício e alimentação saudável e concretizamo-lo, através do nosso serviço de nutrição clínica com fins terapêuticos aliado às nossas aulas. Saiba mais sobre o serviço de nutrição AQUI

Comentários