As 4 principais hormonas da felicidade

 AS 4 HORMONAS DA FELICIDADE

O nosso corpo produz naturalmente estas hormonas, como resposta à interação com o ambiente que nos rodeia: alimentação, estações do ano, trabalho, lazer, atividade, relacionamentos etc. Veja as principais formas de estimular naturalmente a produção destas hormonas:

Dopamina: Dormir o suficiente; Ouvir música; ajudar os outros; cuidar de si;

A dopamina aumenta a nossa sensação de vitalidade, disposição e motivação, sendo conhecida como “mediadora do prazer”.

De todas as vezes que damos o primeiro passo rumo a um objetivo, ou quando cumprimos uma meta, esta substância é ativada – isto é válideo desde coisas simples, como terminar de estender a roupa até realizações maiores, como ser promovido no trabalho.

Endorfina: Exercício físico; ser grato; rir; cacau;

Sempre que experimentamos uma sensação boa, de satisfação e felicidade, após um treino,  temos a endorfina a trabalhar no corpo.

Considerada uma morfina natural, ela interfere na maneira como o sistema nervoso entende e sente as dores.

Ao comer alimentos picantes, dançar e trabalhar em equipa, ela é libertada e estimula a união social e tolerância à dor.

Serotonina: Sol; caminhar; gratidão; meditar; ir à praia ou ao campo;

Quando nos sentimos importantes e necessários, a serotonina está ativada. Por outro lado, se nos concentramos em pensamentos e sentimentos negativos, ela está em baixa – sendo um sintoma de depressão.

Ela é o neurotransmissor responsável por controlar o sono, o bom humor, a fome e até mesmo a líbido. É ativada quando ouvimos músicas agradáveis ou passamos um tempo de qualidade na natureza. 

Portanto, caminhadas na praia, no campo, e o contacto geral com a natureza,  ajudam a elevar os níveis de serotonina e beneficiam o seu corpo.

Oxitocina: Relacionamentos interpessoais; contacto (abraçar, dar a mão); fazer o bem por alguém (voluntariado por exemplo); ter animais de estimação.

A oxitocina é um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais.

Estar com pessoas queridas, abraçar, dar e receber presentes, são formas de aumentar a oxitocina no organismo, por isso sentimos que estas situações são tão importantes para as nossas relações e bem estar pessoal.

Além disso, a oxitocina ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

Comentários